O QUE É A ESPECIALIDADE
A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade voltada para o diagnóstico e tratamento de patologias tanto benignas quanto malignas desta região do corpo humano, incluindo a face, cavidade oral, faringe, laringe, fossas nasais, seios paranasais, glândulas salivares, tireóide, paratireóide, base de crânio, órbita, partes moles da região de cabeça e pescoço, entre outros.
Vale ressaltar que a área de atuação do cirurgião de cabeça e pescoço nao inclui patologias do sistema nervoso central (cérebro) e coluna vertebral.
A normatização da especialidade ocorreu na década de 50 nos Estados Unidos, sendo que no Brasil, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi criada em 1967. Apenas no início da década de 80 houve o reconhecimento como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina.
Atualmente existem cerca de 500 médicos especialistas no país, reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. |